Cidadania e Desenvolvimento

A Cidadania e Desenvolvimento é uma disciplina curricular que integra todos os anos de escolaridade do ensino básico e secundário. 
 
No 1.º ciclo do ensino básico, a CD é uma área de natureza transdisciplinar, potenciada pela dimensão globalizante do ensino neste ciclo.
 
Nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico a CD, enquanto disciplina, funciona numa organização anual. Nos cursos de educação e formação de jovens de nível básico e no ensino secundário, a componente de formação de Cidadania e Desenvolvimento é desenvolvida com o contributo de todas as disciplinas constantes nas matrizes curriculares base (cf. artigo 10.º do anexo ao Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho). 
 
Os domínios a desenvolver na componente de CD organizam-se em três grupos com implicações diferenciadas, do seguinte modo:
  • 1.º Grupo - Obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais)
    • Direitos Humanos 
    • Igualdade de Género 
    • Interculturalidade 
    • Desenvolvimento Sustentável 
    • Educação Ambiental 
    • Saúde 
  •  2.º Grupo - Trabalhado pelo menos em dois ciclos do ensino básico
    • Sexualidade
    • Media
    • Instituições e participação democrática
    • Literacia financeira e educação para o consumo
    • Segurança rodoviária
  •  3.º Grupo - Com aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade
    • Empreendedorismo
    • Mundo do Trabalho
    • Risco
    • Segurança, Defesa e Paz
    • Bem-estar animal
    • Voluntariado
    • Outras, de acordo com as necessidades de educação para a cidadania diagnosticadas pela escola 
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