Informação aos pais do Jardim de Infância - COVID19

Aos pais/encarregados de educação

O jardim-de-infância é um espaço de aprendizagem, onde as crianças brincam para aprender e aprendem brincando. Através da sua interação com os outros e com os materiais vão construindo o seu processo de aprendizagem. De uma forma lúdica, adaptada à sua faixa etária vão sendo sensibilizadas para o mundo que as rodeia. Nestes momentos difíceis que estamos a ultrapassar em que, para sua segurança, as crianças se viram afastadas de um dos seus ambiente de aprendizagem e do contato com os seus amigos, o seu processo de aprendizagem continua, obviamente, no seio da família. Queremos deste modo, nós, como educadoras de infância aproveitar para vos ajudar a manter os vossos filhos estimulados e interessados em aprender mais e mais. 

Para isso deixamos-vos algumas sugestões de atividades que poderão realizar com eles, assim como alguns sites onde podem encontrar material para interagir com os vossos filhos e filhas:

- Brincar com jogos de mesa (lotos, dominós, puzzles);

- Construir brinquedos com materiais reaproveitáveis;

- Contar, ler e ilustrar histórias;

- Construir livros de histórias, que poderão levar para o jardim-de-infância quando as aulas reabrirem;

- Estimular as crianças mais crescidas a copiar letras, palavras e a escrever o seu nome; 

- Ensinar canções tradicionais;

- Estimular as crianças a “ensinar” canções, lengalengas e histórias que aprenderam na escola

- Construir álbuns de imagens (com colagem de recortes de folhetos do supermercado – os frutos, os legumes, o vestuário…);

- Explorar temas: a Primavera (construir flores de papel); a Reciclagem (reaproveitar materiais, construir conjuntos de tampinhas consoante as suas características tamanho, cor…efetuar contagens); a Água (experiência com água: o que flutua/vai ao fundo; congelar água e ver a transformação de liquido para sólido e vice-versa…);

- Estimular as crianças a ajudar e envolvê-las nas tarefas do dia-a-dia, saber cuidar da sua higiene, arrumar o quarto, pôr a mesa, ajudar a cozinhar (pesar, contar, medir quantidades) …estimulando-as para a aquisição de novo vocabulário e uma maior autonomia e independência.

Ficam aqui apenas algumas sugestões dadas com muito carinho.

 Vós, como pais, saberão muito bem que outras coisas fazer.

 Da nossa parte, até breve!

As educadoras do Departamento Pré-Escolar.


Recursos:

Currículo da Educação Pré-escolar

 

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

As principais orientações normativas da Educação Pré-Escolar estão consagradas no Despacho nº 9180/16 de 19 de julho (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar) em substituição do Despacho nº 5220/07 de 4 de Agosto e no Ofício Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007, de 17 de Outubro da DGIDC (Gestão do Currículo na Educação Pré-escolar). As orientações nele contidas articulam-se com o Decreto-Lei nº241/2001 de 30 de Agosto (Perfil Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância).

 

 

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