Clube de Robótica
- Detalhes
- Atualizado em 14-07-2016
Coordenador: Prof. Luís Dourado
Inscrições: enviar por email ou imprimir e entregar em mão - DOWNLOAD
Criação do Clube de Robótica e de Programação.
O Clube como Projeto Interdisciplinar procura envolver o aluno na conceção, realização e avaliação de projetos, permitindo-lhe articular saberes de diversas áreas disciplinares em torno de problemas e temas de pesquisa ou de intervenção.A Robótica, como área que faz interface com diferentes tecnologias e abordagens, da mecânica à eletrónica, da informática à literatura de ficção, mostra-se capaz de suscitar a convergência dos meios humanos e materiais da Escola na experimentação e elaboração de A Informática como área do saber, ocupa hoje um lugar privilegiado, pelos avanços tecnológicos conseguidos, pela penetração em todas as atividades produtivas e, fundamentalmente, como instrumento de ensino e aprendizagem. Os desenvolvimentos mais recentes, dos interfaces gráficos e interativos à "explosão" da Internet e das redes digitais, são forte motivo de interesse dos nossos jovens.
-
O Clube está aberto a todos os alunos, em regime de voluntariado.
-
O Clube está aberto à colaboração de todos os professores interessados.
Os professores envolvidos
Estão envolvidos naturalmente os professores das áreas técnicas de informática e electrónica, física-química de técnicas especiais, educação visual e tecnológica e eletricidade entre outras e de um modo geral a todos os que se interessam por esta temática e que queiram trabalhar com os alunos incluindo como é óbvio todos os professores do 1º ciclo e do ensino básico que tenham interesse em trabalhar nestas áreas com os seus alunos.
Os alunos envolvidos
Estão envolvidos todos os alunos de todos os níveis desde o 1º ciclo ao ensino básico e secundário. Com trabalhos e objectivos diferenciados consoante se trate de um iniciante um praticante ou de um conhecedor. O clube tem a vertente da programação e da robótica porque estas estão intimamente interligadas.
A Nossa Equipa
Para além do professor Luís Dourado, o professor Mário Afonso, professor Celestino Mendes, professor António Campos muito contribuíram para que fosse possível a criação deste espaço especifico.
Os professores do grupo 550 - informática, o apoio da ANPRI (Associação Nacional dos Professores de Informática) nas várias participações divulgando os trabalhos criados pelos alunos, entre os quais se destacam a participação na MakerFaire com um hovercraft e um peixe articulado.
A nossa equipa vai crescendo e envolve alunos de diversas áreas que vão para alem da informática e da robótica. Envolve alunos de ciências e tecnologias que são presença assídua no clube, a eles se deve também o contributo essencial e motivação o arranque e desenvolvimento do clube.
Objetivos do Clube
-
Interligação estreita entre os diferentes grupos disciplinares de Matemática, Físico-Química, Informática e Educação Visual e Educação Tecnológica
-
Superação das barreiras disciplinares.
-
Ligação da Matemática e da Física aos problemas da vida real (Para isso iremos proceder à Investigação e o Desenvolvimento de projetos envolvendo Robots, aprendizagem de linguagens de programação e a todas as iniciativas que se enquadrem numa visão abrangente do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação.
-
Conceção de robots, envolvendo a conceção e a planificação.
-
A pesquisa e tratamento da informação, o "design", o fabrico dos componentes mecânicos (operações de corte, furação, soldadura, etc.), o estudo dos acionamentos, a inserção de componentes eletrónicos para controlo de movimento e para processamento de sinais (deteção de objetos, de luz e som, entre outros)
-
A programação de microcontroladores, utilizando algumas instruções de linguagens de programação elementares. Pretende-se ainda que o clube seja o local privilegiado para o desenvolvimento de projetos na área da informática, nomeadamente em linguagens de programação de alto nível. Interligação estreita entre os diferentes grupos disciplinares de Matemática, Físico-Química, Informática e Educação Visual e Educação Tecnológica