Projeto Steps4Schools - Áustria 2022

O Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita do Barreiro participa no último encontro do projeto Erasmus+ “Steps4Schools” em Linz na Áustria de 9 a 13 de maio, sendo representado por uma equipa de 7 alunos e 4 professores. Este projeto, que teve 

início em 2019, é desenvolvido em conjunto com escolas parceiras da Eslovénia, Áustria, República Checa, Itália e Bulgária. 

O foco principal deste projeto é desenvolver as competências dos alunos nas áreas do turismo sustentável, gestão de informação, marketing, gestão de projetos. Atualmente, estas atividades estão a ser desenvolvidas através dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Para tal, os alunos do Agrupamento que participam neste Erasmus+ voluntariaram-se para colaborar em dois projetos externos da nossa comunidade que vão ao encontro do ODS da ONU: a Refood e o projeto “Abraçar o Agrupamento e o Hospital” da Liga dos Amigos da ESAC.

Uma das atividades realizada pelo grupo Erasmus consistiu numa tarde de voluntariado na Refood do Barreiro. Esta instituição distribui sobras alimentares de restaurantes e alimentos em final de prazo provenientes de supermercados. Durante esta sessão, os alunos participaram em tarefas como a divisão de farinhas e frutos secos em porções individuais e a escolha de frutas ainda adequadas para consumo. Sendo que a instituição preza o combate ao desperdício alimentar, os alimentos que não são distribuídos pelas pessoas, são entregues a instituições animais. A realização desta atividade permitiu aos alunos perceber como ajudar a comunidade, sentido depois a recompensa pessoal por terem contribuído para a felicidade de várias famílias.

O projeto “Abraçar o Agrupamento e o Hospital” da Liga dos Amigos da ESAC, associação criada em 2006 que é conhecida por toda a sua comunidade escolar como um projeto De Todos para Todos, conta agora, em cooperação com o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM) e com a participação dos alunos do Steps4Schools, com um novo projeto – “Abraçar o Agrupamento e o Hospital”. O projeto tem como objetivo unir todas as escolas do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita e o CHBM, fazendo um cachecol que perfaça a totalidade do perímetro destes estabelecimentos, ou seja, 3800 metros. No final do projeto, a 7 de junho, está prevista a realização de um cordão humano pelas ruas da cidade, segurando-se no cachecol, que posteriormente será convertido em mantas a doar a famílias e instituições. Sendo este projeto aberto a toda a comunidade, qualquer pessoa pode demonstrar o seu interesse em participar através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A participação dos alunos nestas atividades, serão divulgados no encontro realizado em Linz.

 

Recognize yourself in he or she who are not like you and me

Alguns dos trabalhos elaborados pelos alunos inerentes ao projeto, com a orientação dos professores Maria João Bica, Orlando Lourenço, Eulália Moreno, Paula Mendes e Celestino Mendes, e que mesmo sem mobilizações foram convidados a colaborar com os países parceiros em alguns engraçados desafios.

Aqui vos deixamos o trabalho desenvolvido sobre trava-línguas e a interpretação de um tema de Natal.

  

Friday the 30th. . Joomla 3.0 templates. All rights reserved.