Projeto Steps4Schools - Áustria 2022

Atualizado em quarta, 01 junho 2022, 14:19

O Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita do Barreiro participa no último encontro do projeto Erasmus+ “Steps4Schools” em Linz na Áustria de 9 a 13 de maio, sendo representado por uma equipa de 7 alunos e 4 professores. Este projeto, que teve

início em 2019, é desenvolvido em conjunto com escolas parceiras da Eslovénia, Áustria, República Checa, Itália e Bulgária.

O foco principal deste projeto é desenvolver as competências dos alunos nas áreas do turismo sustentável, gestão de informação, marketing, gestão de projetos. Atualmente, estas atividades estão a ser desenvolvidas através dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Para tal, os alunos do Agrupamento que participam neste Erasmus+ voluntariaram-se para colaborar em dois projetos externos da nossa comunidade que vão ao encontro do ODS da ONU: a Refood e o projeto “Abraçar o Agrupamento e o Hospital” da Liga dos Amigos da ESAC.

Uma das atividades realizada pelo grupo Erasmus consistiu numa tarde de voluntariado na Refood do Barreiro. Esta instituição distribui sobras alimentares de restaurantes e alimentos em final de prazo provenientes de supermercados. Durante esta sessão, os alunos participaram em tarefas como a divisão de farinhas e frutos secos em porções individuais e a escolha de frutas ainda adequadas para consumo. Sendo que a instituição preza o combate ao desperdício alimentar, os alimentos que não são distribuídos pelas pessoas, são entregues a instituições animais. A realização desta atividade permitiu aos alunos perceber como ajudar a comunidade, sentido depois a recompensa pessoal por terem contribuído para a felicidade de várias famílias.

O projeto “Abraçar o Agrupamento e o Hospital” da Liga dos Amigos da ESAC, associação criada em 2006 que é conhecida por toda a sua comunidade escolar como um projeto De Todos para Todos, conta agora, em cooperação com o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM) e com a participação dos alunos do Steps4Schools, com um novo projeto – “Abraçar o Agrupamento e o Hospital”. O projeto tem como objetivo unir todas as escolas do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita e o CHBM, fazendo um cachecol que perfaça a totalidade do perímetro destes estabelecimentos, ou seja, 3800 metros. No final do projeto, a 7 de junho, está prevista a realização de um cordão humano pelas ruas da cidade, segurando-se no cachecol, que posteriormente será convertido em mantas a doar a famílias e instituições. Sendo este projeto aberto a toda a comunidade, qualquer pessoa pode demonstrar o seu interesse em participar através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A participação dos alunos nestas atividades, serão divulgados no encontro realizado em Linz.

Sunday the 27th. . Joomla 3.0 templates. All rights reserved.